sábado, 29 de junho de 2013

O autor desta semana: Roald Dahl


Roald Dahl é um escritor britânico que nasceu em 1916 no País de Gales, filho de pais noruegueses. Em pequeno, Roald Dahl adorava livros e histórias, sobretudo aquelas que a mãe, Sophie, lhe contava, repletas de trolls e outras criaturas mágicas do folclore norueguês. Quando o autor tinha apenas três anos, o seu pai e a sua irmã faleceram, o que fez com que Sophie tomasse conta de Roald e dos restantes seis filhos sozinha.

(Muitas histórias de Roald Dahl têm uma criança como protagonista. Uma destas crianças tem desde pequena uma família de um só pai/mãe, tal como Roald Dahl. A que personagem nos referimos?)


Com 13 anos, Roald começou a estudar em Repton, uma escola privada muito conhecida em Inglaterra.  Esta escola estava mesmo ao lado da fábrica de chocolates Cadbury's, e os jovens estudantes de Repton eram muitas vezes os primeiros a testar as novidades deliciosas da fábrica antes de estas serem distribuídas pelas lojas.

(Esta memória diz-te alguma coisa? Será que inspirou Roald Dahl a escrever alguma história que conheces?)


Aos 18 anos, Roald Dahl foi numa expedição rumo à Terra Nova, tendo depois começado a trabalhar para a Shell (uma empresa petrolífera) em África. Quando a Segunda Guerra Mundial rebentou, Roald tinha vinte e três anos. O jovem alistou-se na força aérea (conhecida como RAF - Royal Air Force) e tornou-se piloto. Depois de um grave acidente, Roald deixou de pilotar aviões e foi viver para os Estados Unidos em 1942.


Foi por essa altura que começou a escrever contos acerca da sua experiência na guerra. Durante muito tempo, Roald Dahl dedicou-se a escrever apenas histórias para adultos. Só quando foi pai (teve cinco filhos!) é que começou a escrever as histórias para crianças que todos conhecemos. A vontade de escrever para crianças surgiu quando Roald Dahl começou a inventar histórias de embalar para as suas filhas Olivia e Tessa: foi assim que nasceu o livro James e o Pêssego Gigante, o seu primeiro grande sucesso!


O autor e a sua família viveram na pequena localidade de Great Missenden, numa habitação conhecida como Gipsy House. A casa encontra-se nos dias de hoje aberta ao público, apesar de a esposa de Dahl ainda lá morar. Foi numa cabana ao fundo do quintal desta casa que Roald Dahl escreveu os seus livros mais famosos, que vieram mais tarde a ser conhecidos por todo o mundo. Aqui está o seu aspecto por fora:


E por dentro:


No seu quintal está algo que os leitores de Danny, o Campeão do Mundo vão reconhecer... 


Roald Dahl faleceu em 1990, aos setenta a quatro anos de idade. Nos dias de hoje, continua a ser um dos escritores para crianças mais adorados em todo o mundo! No dia do seu aniversário (13 de Setembro) celebra-se o Dia de Roald Dahl, e nesse dia as crianças do Reino Unido recordam e relêem os seus livros Dahlianos preferidos. Existe também um museu dedicado ao autor, com exposições e com todos os seus manuscritos, cartas e fotografias. Roald Dahl também criou uma fundação para ajudar crianças com problemas de saúde no Reino Unido.

(Procura este logo nos livros de Roald Dahl: em qual/quais é que o encontras? Este símbolo significa que parte do valor pago pelo livro reverte para a fundação de Roald Dahl!)




Informação retirada de Roald Dahl: Educators' Guide, 
que pode ser encontrado na página oficial do autor.


Sem comentários:

Enviar um comentário