sábado, 6 de julho de 2013

Exercícios de escrita criativa: Danny e o método do cadáver esquisito

Na semana passada teve lugar a nossa primeira sessão do clube de leitura e escrita criativa. Conversámos sobre Danny, o Campeão do Mundo: falámos sobre as personagens, a história, do que gostámos mais e menos, e também sobre o autor e outros livros dele. Depois, partimos para as actividades de escrita criativa!


O primeiro exercício de escrita foi de grupo, e tem o nome de cadáver esquisito. Numa adaptação nossa deste método, cada participante teve de escrever uma parte do texto e passá-lo para a pessoa seguinte. Quem escreve só pode ver aquilo que a pessoa imediatamente antes escreveu, porque a folha vai sendo dobrada à medida que se vai passando. O resultado final é um texto engraçado e por vezes um pouco bizarro! Muitos poetas e pintores utilizaram esta técnica no passado para criar arte em grupo, com resultados muito criativos! 

A inspiração para o nosso cadáver esquisito surgiu das técnicas de caça furtiva que Danny, o Campeão do Mundo apresenta ao leitor. Como quem leu o livro decerto se recorda, a caça furtiva não se faz com espingardas, mas sim com esperteza e imaginação! Danny e o pai têm vários métodos para caçar faisões furtivamente (um que usa passas e o outro um chapéu), e o livro também nos mostra a forma mais eficaz de pescar trutas (que têm muitas cócegas na barriga!). Pois bem: em baixo, seguem-se os nossos cadáveres esquisitos com as melhores formas de fazer caça furtiva de sapos e raposas. As diferentes cores separam as partes escritas por pessoas diferentes.

Caça furtiva de sapos



Os sapos adoram canções de amor, portanto para os caçar deves cantar para eles, sempre com rimas. Vais ver que eles param e ficam super atentos, tão atentos que vais conseguir apanhá-los sem problemas. 
Portanto, o primeiro passo para fazeres caça furtiva de sapos é esperares pelo pôr do sol, porque é a altura mais romântica do dia. Depois, tens de levar um rádio contigo, para pores a dar um CD com violinos. Muito romântico. Os sapos vão ficar tão enamorados que vão começar a cantar contigo. Depois, apareces de trás e agarra-los pelas patas, e depois tens de atá-los. 
Depois, para facilitar a captura pões uma música de Rock n’ Roll para os sapos te seguirem. Dou-te uma dica, que é a seguinte: não ponhas a música muito alta, porque os podes assustar. Mas se eles estiverem perto de ti, põe a música no volume 100 e eles vão desmaiar, e aí pões os sapos dentro de um saco e levas para casa. Fica de comer e chorar por mais! Se gostares.


Caça furtiva de raposas



Para apanhar uma raposa basta vestires-te todo de verde-alface. Ela vai ficar enfeitiçada com esta cor berrante e vai correr na tua direcção, nem tens de fazer nada! As raposas sentem-se atraídas pela cor verde-alface porque as faz lembrar a cor dos uniformes dos tratadores que lhes vinham dar rebuçados e pipocas. As raposas gostam desses doces. 
O primeiro passo para as apanhar é deixar as pipocas e os rebuçados numa jaula verde-alface. A seguir, fazes pressão no pescoço para imobilizar a raposa e levas para um sítio calorento. Deixas a raposa pendurada num pau de madeira com a cauda atada dois dias, e já está pronta para comer. 




Gostaste? Então inscreve-te na próxima sessão do clube de leitura e escrita criativa, e junta-te a nós!



Sem comentários:

Enviar um comentário