quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A autora da semana passada: Diana Wynne Jones


Diana Wynne Jones é uma escritora inglesa, que nasceu a 16 de Agosto de 1934 e faleceu recentemente, a 26 de Março de 2011. Ficou conhecida pelos seus livros de fantasia, escritos para todas as faixas etárias mas dirigidos especialmente aos mais novos. Os seus livros mais famosos são os da série Chrestomanci (da qual faz parte O Castelo Encantado, o livro que lemos para o Clube), e O Castelo Andante de Howl (no original, Howl's Moving Castle). Em Portugal, estão editados apenas os primeiros quatro livros da série Chrestomanci, com os títulos O Castelo Encantado, Os Magos de Caprona, A Semana das Bruxas e As Vidas de Christopher Chant


Quando tinha apenas cinco anos, a vida de Diana mudou de súbito, tendo sido obrigada a mudar-se para a casa dos avós no País de Gales em 1939. Diana Wynne Jones escreveu os seus primeiros livros para entreter-se a si e às suas duas irmãs, quando era criança. Como Diana veio a confessar muitos anos mais tarde:

"Penso que escrevo o tipo de livros que escrevo porque o mundo enlouqueceu de repente quando tinha cinco anos de idade. (...) Li avidamente livros como As mil e uma noites e Morte d'Arthur de Mallory. Pouco depois de fazer oito anos, levantei-me do sítio onde estivera a ler até a meio da tarde e soube que ia ser escritora um dia. Não foi uma decisão, nem uma revelação. Foi mais como se o meu eu futuro se tivesse inclinado, vindo de anos mais à frente, e me tivesse mostrado aquilo que era silenciosamente." 


A escritora estudou literatura inglesa em St. Anne's College (Oxford), e teve aulas com o célebre C. S. Lewis (autor de As Crónicas de Nárnia) e J. R. Tolkien (autor de O Hobbit e da trilogia O Senhor dos Anéis). Casou-se com John Barrow, um professor de Literatura Medieval na sua faculdade, em 1956. Com ele teve três filhos: Richard, Michael e Colin.


Um dos maiores admiradores de Diana Wynne Jones é nada mais nada menos que Neil Gaiman, o autor de A estranha vida de Nobody Owens que também lemos no Clube. Neil descobriu Diana aos 21 anos de idade, quando se deparou com uma cópia do seu livro O Castelo Encantado numa pequena livraria. Aos 25 anos, Neil conheceu Diana Wynne Jones pessoalmente numa convenção sobre literatura fantástica em Birmingham, e desde então mantiveram uma grande amizade até à morte de Diana em 2011. Anos depois do seu primeiro encontro, Diana confessou a Neil Gaiman que este tinha sido o primeiro adulto a dizer-lhe que tinha apreciado os seus livros. 


Fontes de informação: Notas autobiográficas, Artigo de Neil Gaiman
ambos provenientes do site oficial dos fãs de Diana Wynne Jones.


Sem comentários:

Enviar um comentário